Novidades

ISO 14001 - Revisão avança para a fase final

6 Feb 2015

A norma ISO 14001 em sistemas de gestão ambiental progrediu para a fase FDIS (Final Draft International Standard) – a próxima fase no processo de revisão da norma ISO – após a aprovação do último draft por uns impressionantes 92% no final de 2014.

Em cada três a cinco anos, todas as normas ISO são submetidas a uma revisão de forma a assegurar que são relevantes e que estão atualizadas. Nesta entrevista, a Dr.ª Anne-Marie Warris, Presidente do subcomité da ISO para a revisão da norma ISO 14001, explica as grandes mudanças assim como os próximos passos.

“A norma ISO 14001 é uma norma ambiental fundamental”, refere Anne-Marie. “Uma norma que junta todos os problemas ambientais, tais como, água, ar, clima, solo, e obriga as organizações a pensar neles todos de uma forma holística.“

A atual revisão é um passo importante na evolução da norma e terá algumas melhorias em relação à edição anterior. Algumas dessas alterações são baseadas num inquérito aos utilizadores realizado pelo comité, que receberam mais de 5000 respostas de 110 países. Como resultado, a nova versão terá um grande foco em:

TA norma ISO 14001 está agora na fase FDIS (Final Draft International Standard). Isto significa que os especialistas da revisão da norma vão analisar todos os comentários recebidos durante a anterior consulta pública (DIS) na sua próxima reunião em Tóquio, entre 2 a 7 de fevereiro de 2015. O resultado será uma versão final, que será apresentada para votação. Uma vez aprovada, a norma será publicada. A nova versão está prevista para o final de 2015.

Fonte: Website ISO

Copyright © 2015 DQS Portugal, Todos os direitos reservados.