Novidades

ISO 14001:2015: As Principais Mudanças (Parte 2/3 de 5)

10 Oct 2014

Adopção da estrutura de alto nível:

A norma ISO 14001: 2015 será estruturada de acordo com a chamada "Estrutura de alto nível" das directivas ISO / IEC (Parte 1, suplemento ISO consolidado de 2014, Anexo SL, Apêndice 2). Estas estabelecem a estrutura de alto nível, um texto de base idêntico, termos comuns e definições fundamentais. Assim, o grupo de futuras normas para sistemas de gestão, como a ISO 9001 e ISO 14001, terá uma nova estrutura que ajudará a combinar e a integrar diferentes sistemas de gestão e a incluir a abordagem PDCA (Plan-Do -Check-Act). A ISO 14001:2015 terá três cláusulas introdutórias, seguidas por sete cláusulas com requisitos:

Alterações de conteúdo:

Na versão DIS o desempenho ambiental, ganha destaque abordando simultaneamente o risco e ciclo de vida dos produtos e a compreensão das necessidades e preocupações das partes interessadas no âmbito da organização. A perspetiva de ciclo de vida exige que as organizações passem a olhar para além das suas fronteiras. Os objetivos ambientais devem estar relacionados com os processos organizacionais e tem que levar em conta fatores internos e externos, bem como, as obrigações de conformidade.

Quando se trata de valorizar o planeamento e controlo da cadeia de valor, a norma ISO 14001: 2015 vai introduzir um novo conjunto de requisitos para gerir ou influenciar a montante e a jusante dos processos. Estes incluem todas as atividades terceirizadas, tais como transporte e embalagem bem como a aquisição de bens e serviços.

Nas próximas semanas publicaremos mais informações sobre este tema.