SA 8000

SA8000 — Responsabilidade Social

A SA 8000 é uma norma internacional publicada em 1997 por uma organização sem fins lucrativos, a SAI (Social Accountability International). As empresas escolhem auditoria e certificação de acordo com a SA8000 quando pretendem demonstrar a responsabilidade social inerente ao seu sistema de gestão. Isso significa que a gestão de topo tem em consideração os direitos dos trabalhadores, o ambiente de trabalho e os direitos humanos básicos.

Os requisitos essenciais da SA8000 relacionam-se com áreas temáticas como: trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança, liberdade de associação, discriminação, punição, o horário de trabalho, remuneração e sistema de gestão.

A SA8000 é a primeira norma possível de ser auditada nesta área. A norma baseia-se nas convenções estabelecidas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Declaração Universal dos Direitos do Homem e a Convenção das Nações Unidas para os Direitos das Crianças.

A DQS realiza avaliações e certificações SA8000, em nome da IQNet a maior rede mundial de entidades certificadoras de sistemas de gestão. A IQNet é acreditada para esta norma social pelo SAAS (Social Accountability Accreditation Services).

Pedido de Proposta

Obrigado pelo interesse nos nossos serviços e soluções. Estamos disponíveis para o envio de uma proposta adaptada às necessidades específicas da sua organização.

Contacto